De tudo um pouco...

Do que tenho lido, do que tenho vivido, de coisas sem importância, de coisas sérias, enfim...

23.10.06

Trazendo a memória!


O pastor experiente sabe que a ovelha não deve beber demais quando está quente, nem quando seu estômago está cheio de grama indigesta. Por isso, o pastor busca um pasto de grama bem tenra quando a ovelha não consegue digerir bem seu alimento.

Como a ovelha tem medo de águas muito agitadas, o pastor a conduz para uma fonte calma, onde possa beber sossegada. Como as ovelhas têm visão boa apenas para a curta distância, não é raro que elas entrem por um caminho errado, como está na parábola da ovelha perdida (Luc.15:4-7). Então, quem tem a responsabilidade de encontrar a perdida e reconduzi-la ao rebanho é o pastor.

O verdadeiro Vale da Sombra da morte...vai desde Jerusalém até o Mar Morto e é um caminho muito estreito e perigoso, que vai pela encosta da montanha. É fácil cair uma ovelha e encontrar a morte nas escarpas, abaixo desse caminho.

Quando os inimigos naturais se aproximam, o pastor utiliza sua vara para se defender e à ovelha. O pastor também usa a vara quando uma ovelha rebelde precisa ser disciplinada ou quando tem que examinar algum ferimento no animal. Como instrumento de misericórdia, o cajado é usado pelo pastor para indicar a direção, para puxar a ovelha para junto de si, ou para resgata-la de algum abismo.

Deus é muitas vezes apresentado na Bíblia como um Soberano e General, mas Ele é também apresentado como um Pastor.


Nos pastos da Terra Santa, crescem plantas venenosas que podem ser fatias,s e comidas pelas ovelhas. Também há plantas cujos espinhos podem penetrar fundo nas narinas da ovelha causando dores muito fortes.

Ao preparar um pasto para a ovelha, o pastor tem que ser muito cuidadoso. Essa “mesa” da qual a ovelha vai comer pode conter perigos para os quais ela está despreparada. O pastor vai à frente do rebanho para remover esses perigos antes que chegue a ovelha.
Se há plantas venenosas, ele terá que arranca-las e destruí-las. Se há predadores, terão que ser removidos.


O óleo - pelo motivo de as narinas da ovelha serem facilmente feridas ou infectadas, o pastor utiliza óleo como agente de cura ou proteção. Onde há moscas que podem perturbar as ovelhas, o óleo as mantém afastadas. Quando o óleo é aplicado sobre a ovelha, ela muda imediatamente seu comportamento. Acaba a irritação e a inquietude. A ovelha volta a pastar com tranqüilidade e permanece em pacífico contentamento.

" refrigera minha alma, quando penso em desistir..."

3 Comentários:

  • Às 9:47 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Essa semana Deus me mostrou que está do meu lado e eu deixei com que meu casamento estivesse em suas mãos!
    E td deu certo!!!
    To felizzzzzzzz

     
  • Às 8:54 AM , Blogger Nuno disse...

    É facil entender o porque, na biblia, nos sermos tão comparados a ovelhas. O animalzinho frágil, delicado e dependente...

     
  • Às 7:41 AM , Blogger .::SU::. disse...

    Quel, por isso que vc é ovelha em todos os sentidos né... Sempre especial...

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial