Trazendo a memória!
O pastor experiente sabe que a ovelha não deve beber demais quando está quente, nem quando seu estômago está cheio de grama indigesta. Por isso, o pastor busca um pasto de grama bem tenra quando a ovelha não consegue digerir bem seu alimento.
Como a ovelha tem medo de águas muito agitadas, o pastor a conduz para uma fonte calma, onde possa beber sossegada. Como as ovelhas têm visão boa apenas para a curta distância, não é raro que elas entrem por um caminho errado, como está na parábola da ovelha perdida (Luc.15:4-7). Então, quem tem a responsabilidade de encontrar a perdida e reconduzi-la ao rebanho é o pastor.
O verdadeiro Vale da Sombra da morte...vai desde Jerusalém até o Mar Morto e é um caminho muito estreito e perigoso, que vai pela encosta da montanha. É fácil cair uma ovelha e encontrar a morte nas escarpas, abaixo desse caminho.
Quando os inimigos naturais se aproximam, o pastor utiliza sua vara para se defender e à ovelha. O pastor também usa a vara quando uma ovelha rebelde precisa ser disciplinada ou quando tem que examinar algum ferimento no animal. Como instrumento de misericórdia, o cajado é usado pelo pastor para indicar a direção, para puxar a ovelha para junto de si, ou para resgata-la de algum abismo.
Deus é muitas vezes apresentado na Bíblia como um Soberano e General, mas Ele é também apresentado como um Pastor.
Nos pastos da Terra Santa, crescem plantas venenosas que podem ser fatias,s e comidas pelas ovelhas. Também há plantas cujos espinhos podem penetrar fundo nas narinas da ovelha causando dores muito fortes.
Ao preparar um pasto para a ovelha, o pastor tem que ser muito cuidadoso. Essa “mesa” da qual a ovelha vai comer pode conter perigos para os quais ela está despreparada. O pastor vai à frente do rebanho para remover esses perigos antes que chegue a ovelha.
Se há plantas venenosas, ele terá que arranca-las e destruí-las. Se há predadores, terão que ser removidos.
O óleo - pelo motivo de as narinas da ovelha serem facilmente feridas ou infectadas, o pastor utiliza óleo como agente de cura ou proteção. Onde há moscas que podem perturbar as ovelhas, o óleo as mantém afastadas. Quando o óleo é aplicado sobre a ovelha, ela muda imediatamente seu comportamento. Acaba a irritação e a inquietude. A ovelha volta a pastar com tranqüilidade e permanece em pacífico contentamento.
" refrigera minha alma, quando penso em desistir..."
3 Comentários:
Às 9:47 PM , Anônimo disse...
Essa semana Deus me mostrou que está do meu lado e eu deixei com que meu casamento estivesse em suas mãos!
E td deu certo!!!
To felizzzzzzzz
Às 8:54 AM , Nuno disse...
É facil entender o porque, na biblia, nos sermos tão comparados a ovelhas. O animalzinho frágil, delicado e dependente...
Às 7:41 AM , .::SU::. disse...
Quel, por isso que vc é ovelha em todos os sentidos né... Sempre especial...
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial