De tudo um pouco...

Do que tenho lido, do que tenho vivido, de coisas sem importância, de coisas sérias, enfim...

27.9.06

“Por que foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua e nação”. Ap. 5.9.


Bom Dia!!
Bem, dando seqüência ao post abaixo (sobre princípios mundanos X princípios cristãos), hoje vou dar um exemplo de algo que aconteceu comigo ontem...

Estava aguardando minha senha na Receita Federal quando reparei que duas pessoas "cultas" discutiam sobre evangelização de índios, na verdade as duas pessoas já haviam chegado a um consenso: que os "crentes" não têm direito de interferir na cultura das tribos, direitos assegurados pela Constituição etc etc.
Depois percebi também, que a discussão havia surgido porque na mesinha com revistas daquela sala de espera havia uma revista que chama "Confins da Terra",uma revista missionária evangélica que estava alí, misturada com outras Vejas, Istoé, Épocas...
Comecei pensar como é realmente muito curiosa a forma com que o "mundo" trata a cultura como forma de proteção DO evangelho, já pararam para pensar nisso?
Teoria mundana:"O Candomblé é uma cultura afrodescendente, é inofensivo!", "O budismo é cultura oriental, vamos preservar!"; e assim o inimigo vai usando essas armas para tornar tudo muito cultural, enquanto o mundo caminha a passos largos ao abismo!


Mas, voltando aos índios, o que será que eles pensam sobre isso?

Depoimento de um índio pela evangelizaçãoPor EditorPublicado 28/ Agosto, 2006

ISSO É O QUE A CONSTITUIÇÃO NOS PERMITE, E PORQUE HÁ UMA DISCRIMINAÇÃO OU UMA FALSA PROTEÇÃO DAS AUTORIDADES QUE NÃO NOS PERMITEM ESCOLHERMOS A NOSSA PRÓPRIA RELIGIÃO?
O HOMEM BRANCO É ACOSTUMADO A TER UMA ESTÁTUA EM SUAS CASAS, MUITAS DELAS ATÉ COM ASPECTOS DE TRISTEZAS E SOFRIMENTOS, ONDE ESSAS PESSOAS DEPOSITAM AS SUAS CRENÇAS, E SÃO HOMENS INTELIGENTES, E SABEM QUE ESSAS ESTÁTUAS, COITADAS, TÃO FEIAS, NÃO TEM CONDIÇÕES DE ESTENDER AS MÃOS PARA AJUDAR OS SEUS DONOS.
ISSO É COMUM PARA OS BRANCOS, AGORA, NÓS OS INDÍGENAS
QUEREMOS CONHECER UM DEUS VIVO QUE VÁ AO NOSSO ENCONTRO, QUE VAI NOS LIBERTAR DE CUSTUMES QUE MALTRATAM O NOSSO CORPO, NÃO ESTOU FALANDO DAS NOSSAS CULTURAS,

POIS A CULTURA SEMPRE SERÁ PRESERVADA, MAS DIGO DAS MORTALIDADES E SACRIFICIOS QUE SEMPRE OCORREM POR NÃO SABERMOS LIDAR COM ALGUMAS SITUAÇÃO.E O HOMEM BRANCO QUE É ACOSTUMADO COM SUAS ESTÁTUAS QUEREM IMPEDIR-MOS DE CONHECER ESSE DEUS VERDADEIRO QUE COM CERTEZA VAI DAR ALEGRIA E PROSPERIDADE PARA O POVO.A ETNIA TERENA É QUASE QUE TODA EVANGELIZADA,
E ISSO FOI FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO NOSSO POVO, POIS VALORES FORAM SE AGREGANDO AO CONTEXTO NOSSO SEM DEIXARMOS DE TER AS NOSSAS CULTURAS, GRAÇAS AO EVANGELHO OS JOVENS ESTÃO ESTUDANDO, MUITOS SE FORMANDO E TENDO PROFISSÕES.
O QUE EU PENSO É QUE NÃO PODEM TIRAR OU IMPEDIRMOS DE TER ESSA ALEGRIA E ISSO NÃO É SÓ PARA O NOSSO POVO TERENA, GOSTARIAMOS QUE FOSSE PARA TODAS AS NAÇÕES INDIGENAS DO BRASIL.

AINÁ´POIAKOÉ

1 Comentários:

  • Às 10:15 PM , Blogger Nuno disse...

    É um ponto muito delicado pois envolve outras liberdades para o povo indígena. Um índio pode sair da sua tribo, ir morar em um bairro nobre de alguma cidade grande, prosperar financeiramente?
    A verdade é que não, pois ele é protegido, como um animal que mora em uma reserva, que é obrigado a cumprir sua função de viver ali e só.
    A prisão que o homem branco constrói para o índio vai muito além do que simplesmente a prisão religiosa, é também uma prisão cultural.

    Mas, pior do que as prisões em que os índios são presos, é a prisão em que índios e brancos são presos. A prisão espiritual.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial